A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou ontem (24) o aumento de novas tarifas sob o consumo de energia elétrica no Maranhão. O reajuste entra em vigor a partir de sábado (28).
Cerca de 2,5 milhões de unidades consumidoras em 217 municípios maranhenses serão afetadas. O reajuste é parte da Revisão Tarifária Periódica da Equatorial Energia, empresa responsável pelo fornecimento de energia no estado, e foi discutida em consulta pública realizada em 18 de junho.
Segundo a empresa, os custos com encargos setoriais e aquisição de energia foram os fatores que mais impactaram para o resultado. Veja, abaixo, o valor do reajuste no Maranhão:
Consumidores residenciais (B1): 1,69%
Baixa tensão em média – 2,23%
Alta tensão em média – 5,99%
Efeito médio para o consumidor – 2,79%
REAJUSTE É BEM MENOR NO MARANHÃO
O novo reajuste no Maranhão ficou abaixo da média nacional. Para se ter uma ideia, no início do mês de agosto deste ano, a Aneel aprovou o reajuste tarifário anual da concessionária Equatorial Pará, empresa do mesmo grupo da concessionária maranhense. Para consumidores em residências, o reajuste é de 8,02%.
O índice entrou em vigor desde do dia 7 de agosto para 2,77 milhões de unidades consumidoras. Segundo a Aneel, o reajuste foi impactado pelos custos com distribuição e encargos setoriais.
No Maranhão, o reajuste foi de 1,69%, bem abaixo dos 8,02% praticado no Pará.
0 Comentários