Posto de Saúde fantasma está em funcionamento em Bacabal

Em Bacabal, cidade localizada a 260 km de São Luís, uma unidade básica de saúde fantasma, localizada na rua 15, quadra 42, nº 11, no bairro Terra do Sol IV, está em "pleno funcionamento", conforme consta no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES), disponível no site do Datasus (banco de dados do MS). De acordo com a ficha de identificação do estabelecimento, o Centro de Saúde Terra do Sol funciona de segunda-feira ao sábado, no horário de 07h às 22h. 

Ficha de identificação do estabelecimento

Como podem ver nos dados extraídos do Ministério da Saúde, a UBS está em pleno funcionamento, ou estaria se não fosse "fantasma". 

O prefeito da cidade, Edvan Brandão, busca a todo custo maquear a realidade do caos que vive o município de Bacabal. Várias denúncias são constantes, especialmente na área da saúde pública.

O assunto só veio à tona, depois que uma moradora do bairro Torre do Sol, Fabíola Moreira, criou um grupo de whatsapp denominado "UBS Fantasma Terra do Sol" e várias pessoas tera conhecimento da situação, e passaram a cobrar esclarecimentos da gestão municipal sobre a  unidade básica que está em atividade, mas sequer foi construída no bairro. Para os próximos dias está previsto um protesto na frente da Câmara de vereadores e da Prefeitura de Bacabal.


Local onde deveria funcionar a UBS

No endereço indicado pelo CNES, o blog recebeu imagens de onde deveria funcionar a UBS. De acordo com os moradores, a unidade de saúde não presta qualquer tipo de atendimento. No entanto, em levantamento realizado pelo blog, junto ao sistema do Ministério da Saúde, mostra que pelo menos 29 servidores estariam trabalhando no local, sendo: 18 ACS, 3 ACE, 3 enfermeiros, 2 técnicos de enfermagem e 3 médicos.

Postar um comentário

0 Comentários